quinta-feira, 1 de março de 2012

Meta de Fevereiro.. UFA! - OK

Ufa! Achei que não fosse conseguir... o carnaval atrapalhou tudo. Mas no fim das contas, quando já tinha resolvido usar o comecinho de março pra ler o ultimo livro.. ele era bom demais e terminei ontem (29/02) pertinho de meia-noite.


- O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas)

Esse livro é um dos meus favoritos desde que li pela primeira vez em 2009. Resolvi reler porque saiu essa edição ilustrada e mais bonitinha aí resolvi comprar. E livro comprado é livro lido. O livro é quase uma novela, com vários núcleos de histórias que se cruzam. Falam da natureza humana, de cobiça, inveja, raiva, vingança, fraquezas e amor. A meta agora é lê-lo no original (francês). Mas isso pode esperar um ou dois anos.


- Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra (Mia Couto)

Bem diferente das leituras que eu costumo ler, mas bem interessante. Fala através de um breve evento de costumes antigos de um povo e da perda desses costumes devido à modernidade. Gostei muito.


- Wuthering Heights (Emily Brontë)

Mais um livro sobre vingança. Mais um livro sobre a natureza humana. Infelizmente acho que vou precisar ler ele em português pra entender certas nuances. Mesmo assim gostei muito. Só tive raiva em muitos momentos da narradora, que sempre culpava os outros, principalmente o Heathcliff e a própria Catherine, por suas tristezas, mas muitas vezes ela piorava a situação dizendo que estava fazendo o que era melhor pros seus patrões. Eu não gostava dela de jeito nenhum. Sempre defendia o rico, bonito e educado. O próprio Hareton que ela 'amava' quando pequeno, passou a odiar quando cresceu mais 'selvagem'.


- Hell (Lolita Pille)

Muito bom. Conta a vida e Hell, uma adolescente rica milionária em Paris. A narrativa sempre em tempo presente é interessante, mostra que a vida da personagem é sempre só ali, sem passado nem presente. Compras, restaurantes, festas, sexo, drogas. Essa a vida de Hell, até que surge  um novo fator: o amor. E foi essa parte que realmente mexeu comigo. Histórias sobre patricinhas ricas e perdidas ninguém precisa mais escutar né... mas não sei se foi o meu momento, mas a história dela com o Andrea realmente mexeu comigo. O bem e o mal que eles fazem um ao outro. E o desfecho... só consegui largar depois que terminei. Terminei com uma sensação pesada, quase ruim, um mal-estar. O livro foi realmente melhor do que eu esperava.


Nenhum comentário:

Postar um comentário